Experiência de Deus e Teologia na Era Secular

Colóquio com a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer

Promovido pelos professores da Faculdade de Teologia, Braga-Investigadores Integrados do Centro de Investigação em Teologia e Ciências de Religião (CITER)- o colóquio tem lugar em Braga, no dia 23 de maio de 2017, pelas 17h, no Campus Camões do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Destina-se a professores e alunos da Faculdade de Teologia e a professores da Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais.

“Como todas as vocações cristãs, também o ministério dos teólogos, além de ser pessoal, também é comunitário e colegial, isto é, ele é exercido na e para a Igreja como um todo, e é vivido em solidariedade com aqueles que têm a mesma vocação. Os teólogos são justamente conscientes e orgulhosos dos laços profundos de solidariedade que os unem uns aos outros no serviço do corpo de Cristo e ao mundo. De muitas formas diversas, como colegas de Faculdades e escolas teológicas, como membros das mesmas sociedades e associações teológicas, como colaboradores na pesquisa e como escritores e professores, se apoiam, incentivam e inspiram uns aos outros, além de também servir como mentores e modelos para aqueles que, especialmente os estudantes de pós-graduação, aspiram tornarem-se teólogos. Além disso, como é justo, laços de solidariedade se estendem no tempo e no espaço, unindo teólogos de todo o mundo em diferentes países e culturas, como também teólogos que pertencem a diferentes épocas e contextos.

Hoje em dia, é cada vez mais comum a colaboração em projetos de pesquisa e publicação, tanto dentro do mesmo campo teológico quanto nos transversais. Devem ser cultivadas as oportunidades para apresentações, seminários e conferências que irão fortalecer o conhecimento mútuo e a valorização dos colegas em instituições e Faculdades teológicas. Além disso, ocasiões para encontros interdisciplinares e intercâmbio entre os teólogos e filósofos, cientistas naturais e sociais, historiadores, e assim por diante, também devem ser promovidos, visto que a teologia, como é indicado nesse documento, é uma ciência que se desenvolve em interação com outras ciências, como fazem o mesmo em intercâmbio frutífero com a teologia.”