Simpósio Regional da Associação Europeia de Teologia Católica

A Sociedade Europeia para a Teologia Católica realizará um Simpósio Regional , com entrada gratuita, no próximo dia 24 de fevereiro, subordinada ao tema “ Relation between Theology and Religious Studies”.

Este Simpósio está Acreditado pela Faculdade de Teologia-Braga da UCP como uma Ação de Curta Duração (ACD), com a duração de 6h00 e de harmonia com RJFC releva para efeito de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Neste evento esperam-se representantes das secções de mais de 20 países europeus.

Os interessados devem fazer a sua inscrição na Faculdade de Teologia-Braga.

Nos dia 25 e 26 será a reunião anual dos representantes de cada país da associação.

Programa:

Local: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga (Campus Camões)

10.45 – Opening Session (Sessão de Abertura)

11:00 – Summary of the different traditions by the Study of Religion (Resumo de diferentes tradições do Estudo da Religião)- Prof. Dr. Steffen Dix (Universidade Católica Portuguesa)

11:45 – Contributions from the French-speaking world (Contribuições do mundo francófono) - Prof. Dr. Marie-Jo Thiel (Université de Strasbourg)

12:30 – Discussion (Debate)

13:00 – Lunch (Almoço)

14:30 – Paths of Eastern Europe (Caminhos da Europa de Leste) - Prof. Dr. Katica Knezovic (University of Zagreb) & Prof. Dr. Roman Zavijskyj (Ukrainian Catholic University)

15:15 – Methodological relations between Theology and Religious Studies (Relações metodológicas entre Teologia e Estudos Religiosos) - Prof. Dr. José Ramón Matito (Universidad Pontifícia Salamanca)

16:00 – Coffeebreak

16:30 – Presentation of the International ESCT-Conference at Strasbourg (Apresentação da Conferência Internacional ESCT em Estrasburgo)

17:00 – Institutional relations between Theology and Religious Studies - examples of Northern Europe (Relações institucionais entre Teologia e Estudos Religiosos - exemplos do Norte da Europa) - Prof. Dr. Pierre van Hecke (Catholic University of Leuven)